O primeiro mês! ♥

15:35 Petit 0 Comments




Maternidade... Pode parecer meio “sem tempo” já que agora já passei dessa fase inicial com a minha  bebê. Mas quis inserir esse “quadro” aqui no blog e não pular nada mesmo assim. Afinal tudo ainda esta fotografado na minha memória, e para dizer bem a verdade prefiro escrever agora que o “sufoco do início” já passou e consigo organizar melhor meus pensamentos (pelo menos tento).
Meu bebê já esta com sete meses, mas eu vim aqui falar sobre o primeiro mês! A palavra que escolho para descrevê-lo é “surreal”. São infinidades de coisas novas para ambas as partes, tem os momentos 


mais gostosos do mundo como o primeiro banho, a primeira soneca no seu colo, a carinha de ternura que ela faz quando esta mamando e olhando p/ ti... A maneira como para de chorar ao ouvir seu coração naquele abraço gostoso de aconchego e amor, e o cheirinho? Sério tem muita coisa boa no primeiro mês, e mesmo estando “insegura” afinal somos marinheiras de primeira viagem certo? Mesmo assim, conseguimos desfrutar desses gostosos prazeres. Agora nem tudo são “flores” o nosso corpo ainda esta se habituando a tudo, nossas horas de sono começam a ser as do bebê (quando conseguimos),sair de casa será algo que demorará a acontecer, o leite ainda não desceu direito e muitas vezes há aquela adaptação amamentação-bebê que nesse início se torna complicada pelo simples fato de tudo isso ser uma grande novidade na nossa vida! Temos os parceiros que às vezes nos ajudam, mas certas coisas só a gente pode fazer não tem jeito. Se passado os 15 primeiros dias você tiver a sua família por perto ou amigos mais chegados, ótimo, não tenha medo de pedir ajudar porque de verdade 30 minutos de cochilo a tarde fará na sua vida uma GRANDE DIFERENÇA confie em mim. Mas no meu caso infelizmente não foi assim. Moro numa cidade que fica a 1000km de distância da minha cidade natal e com isso  mãe...vó...tia...ninguém estava por perto para poder me orientar. Eu disse “15 dias depois” porque nos primeiros dias eu considero que ainda não estamos prontas para pedir ajuda, como vamos pedir por algo que ainda não sabemos fazer? A casa virou de cabeça p/ baixo e estamos tentando encaixar uma coisa ali e outra lá, e nessas horas é meio complicado alguém aparecer e dizer “deixa que eu faço” se nem a gente sabe ao certo o que fazer. Sem falar das informações da sua médica e do seu pediatra x a maneira que  os antigos faziam. Acredite não é por mal e eles só querem te ajudar mas  você precisa se centrar primeiro para poder receber essa ajuda e desfrutar dela da melhor maneira possível. Acho fundamental termos um momento só nosso, com o nosso bebê, nosso marido, na nossa casa, do nosso jeitinho. Sabe a gente no início esta tão sem saber o que fazer e exausta  que quando o bebê dorme não queremos ver ninguém, só um minuto no nosso cantinho. Precisamos de 9 meses de preparação para dar a luz ao nosso maior tesouro ! Acho que da mesma maneira necessitamos de um “tempo” para poder dar início a nossa vida com ele. Encaixar as peças sabe? O bebê esta te descobrindo, se adaptando a dormir aqui fora, chora sem parar quando tem fome porque antes ele era alimentado agora ele tem que te pedir e não entende isso. Mas esse choro é fome? Ou ele fez cocô? Será que não quer dormir mais? São muitas preocupações que passam na nossa cabeça em questão de segundos e que com o tempo vamos aprendendo a decifrar cada coisinha, entendendo o jeitinho dele e como ele te mostra as coisas. E sério essa nova fase é incrível, mas precisa de um tempo para ”entrar no eixo”. Então depois de ter passado os primeiros dias se você tiver alguém que possa te ajudar, aceite. Como disse no meu caso não tive, e por mais difícil que tenha sido nessa fase inicial (porque o primeiro mês do bebê parece que ele esta contigo a uns dois anos ) foi muito gostosa e eu faria tudo de novo! O elo bebê e mamãe é muito forte e tem que ser curtido ao máximo. Nessa fase tudo é “muito”, muitas duvidas, muitas alegrias, muitas incertezas, muito...muito...muito... Mas sabe o que aprendi? A gente da um jeito! Sobrevivemos! Choramos muito no processo e nos culpamos por algo que nem sabíamos, mas calma garota porque você dará o seu jeito! Cada bebê é único e não existe um manual certo  ou errado, existe a vida de vocês, do jeitinho de vocês e o carinho de vocês. O que é fundamental é o AMOR e isso nós temos de sobra, então respira, te acalma, coloca uma musica que tu adora p/ tocar, olhe tudo que você conquistou esse anjinho lindo que esta na sua frente e será seu eterno amigo(a), um companheiro (a) de toda vida e que precisa inteiramente de você. Então respira de novo, se der tempo escove seu cabelo, coloque uma roupa confortável ou apenas deite na cama. Você vai conseguir! E acredite você vai lembrar-se dessa fase para sempre e com muito orgulho de você mesma, afinal jamais imaginaria ser tão forte e fazer tudo que fez da sua maneira. Ele mal nasceu e já esta te dando grandes aprendizados. Tirará os teus melhores sorrisos e em meio ao caos tudo ficará bem. Quando a coisa aqui em casa anda um pouco complicada e eu me desanimo (pois ninguém é de ferro) o meu mantra é “eu sobrevivi ao primeiro mês então tudo que vier eu consigo!
E é a mais pura verdade, a gente muda aqui, mexe ali, passa aquilo outro p/ cá e vamos dando o nosso jeito criando da maneira com que sonhamos, apreciando cada gestinho que ganhamos, gravando todos os momentos na nossa  alma, até mesmo os difíceis, acredite agora pode  parecer  que nunca vai passar e te sentires perdida mas depois existirá uma sensação muito gostosa de tudo que se viveu. Te surpreenderás contigo mesma porque no final... Esta dando certo, da tua maneira!

0 comentários: